eMaint Customer Community

Community Login
Reset Search
 

 

Artigo

Dicionário de Dados

« Voltar

Content

 
Content

O dicionário de dados é a tabela central do sistema, onde as opções e configurações de exibição são armazenadas. Este dicionário é fundamental para o funcionamento de todo o sistema. Nós pedimos que você tenha muito cuidado se tiver que trabalhar nesta área. Se você não tem certeza sobre a mudança de um determinado campo no dicionário de dados, NÃO mude-o. Todas as alterações feitas no dicionário de dados irão afetar a maneira pela qual os campos e formulários funcionam. Altere-o com cautela.

 

Acessando o Dicionário de Dados

 

A partir das Propriedades do campo

 

Para entrar no registro de dicionário de dados de um campo, abra as propriedades do campo e vá até a parte inferior da tela de propriedades. Clique no link Dicionário de Dados.

 

 

 

A partir da lista do Dicionário de Dados

 

A listagem dos arquivos do Dicionário de Dados está disponível na seção Administração da aba Navegação. Ao clicar no link pela primeira vez, você verá uma tela não filtrada semelhante à abaixo.

 

 

 

Use a funcionalidade padrão de exibição de lista para localizar um registro ou conjunto específico de registros usando os campos de filtro. Ao especificar um nome de tabela (WORK, CONTACT, COMPINFO, etc) no campo de filtro "Dd_dbf", você pode exibir as definições e ajustes de uma tabela inteira. Você também pode filtrar por um nome de campo, inserindo-o no campo Dd_name. Se você deseja filtrar pela a descrição de um campo, digite as informações em Dd_desc.

 

 

 

Para utilizar de forma eficaz o Gerenciar de Dicionário de Dados, você precisará saber alguns nomes de tabela comuns. Saber o nome da tabela é essencial se você quiser encontrar a informação que você precisa modificar. A ilustração abaixo é uma lista das tabelas mais usadas no dicionário de dados.

 

 

Nome da tabela

Tabela

Dados Contidos

ARINVT01

Peças

Campos a partir da secção de peças

CHARGES

Custos de Ordem de Serviço

Campos da seção de Custos de Ordem de Serviço

COMPINFO

Equipamentos

Campos da seção de Equipamentos

CONTACT

Contatos

Campos da seção de contatos

INVSUPL

Fornecedores

Campos da seção de Fornecedores de peças

PM

Plano de Manutenção

Campos dos Plano de Manutenção de equipamentos

PMPART

Peças Relacionadas

Campos da seção Peças Relacionadas de Plano de Manutenção

TASKS

Tarefas

Campos disponíveis em Tarefas

WORK

Ordens de serviço

Campos da ordem de serviço

WO_PROCS

Procedimentos de Serviço

Campos da seção procedimentos de ordens de serviço

 

Depois de encontrar o campo que você deseja modificar, abra os registros da mesma forma que você faz de qualquer outra exibição de lista. Clique na lupa ou no link do campo chave para ver os detalhes do registro. Clique no ícone de lápis para abrir a vista de detalhe no modo de edição.

A edição do Dicionário de Dados

 

Para fazer alterações diretamente no registro de dicionário de dados de um campo, clique no ícone de lápis na exibição de lista ou clique no botão Editar na vista de detalhes. O registro de dicionário vai mudar e permitir a entrada de dados.

 

DICA: A vista de detalhe do Dicionário de Dados é uma página muito grande. É uma boa idéia primeiro localizar o item de linha que você deseja alterar antes de clicar em Editar. Dessa forma, você vai saber onde você precisa estar e evitar cometer erros em outras linhas

 

A seguir, um exemplo do dicionário de dados no modo de editar:

 

 

Aqui estão algumas opções que podem ser modificadas por meio da edição do dicionário de dados:

 

Os espaços entre as linhas - Você pode adicionar um espaço extra entre as linhas para separar um grupo de campos de outro. Você pode fazer isso configurando o atributo 'Nspceafter' (numérico) do último campo no grupo. Configurando esse atributo para um campo que não seja o último em uma linha não tem efeito sobre espaçamento entre linhas. O valor numérico pode ser até o número 4. Você terá que experimentar para encontrar uma configuração que atenda às suas necessidades; no entanto "1" geralmente cria uma quantidade muito aceitável de espaço.

 

Adicionando texto explicativo para um campo - Se você gostaria que seus usuários vejam uma nota útil em um campo quando passarem o cursor sobre ele (por exemplo, o tipo de informação deve ser inserido em um campo), digite o texto no campo 'dd_helptxt'. Quando um usuário pára de seu cursor sobre o campo, o mouse vai aparecer com um ponto de interrogação ao lado dele, e do texto de ajuda aparecerá por um curto período de tempo.

 

Abrangendo colunas - Se houver mais de uma coluna na vista de detalhe, e você gostaria de um campo na coluna mais à esquerda para esticar para coluna mais à direita, defina 'Lspan_col" como "True ".

 

Nota: Você deve usar esse recurso em linhas em que a coluna mais à esquerda tem o único campo na linha. Se outros campos estão contidos nas posições para as quais seu campo vai se estender, esses campos serão empurrados para baixo e criarão uma nova linha. Esta linha é gerada em tempo real, e não pode ser configurada.

 

Suprimindo campos de usuários específicos - Esta funcionalidade é útil se alguns usuários devem ser autorizados a ver ou editar informações sobre um registro, e outros não. Normalmente, todos os usuários que têm acesso a usar ou editar um registro serão capazes de exibir todos os campos associados a esse registro. Para aqueles usuários que não devem ter esses privilégios, você pode adicionar seus nomes de usuário, separados por vírgulas, para os campos 'Mdisp_sec' (segurança para ver) e 'Medit_sec "( segurança para editar) - Isto irá remover o campo para visão quando o usuário acessa o registro.

 

Nota: Ambos os campos precisam ser definidos se um usuário não tem permissão para ver e / ou editar um campo.

 

Exemplo: Os usuários JOEUSER1, MARYANN45 e BILLDA89 existem neste exemplo.

Para evitar que esses usuários de vejam ou editem um campo na visualização de detalhes, digite seus nomes como se segue para os campos adequados:

Para Mdisp_sec digite-> JOEUSER1,MARYANN45,BILLDA89

Para Medit_sec digite-> JOEUSER1,MARYANN45,BILLDA89

 

Rotinas

 

Que são rotinas?

 

A finalidade principal de um vista de detalhe é permitir que um usuário edite o conteúdo de um determinado registro. A rotina é uma versão reduzida do quaisquer que sejam as definiçõesestabelecidas em uma vista de detalhe. Rotinas reutilizam uma vista de detalhe para preencher / editar apenas uma parte de um registro. Enquanto a vista de detalhes engloba todas as configurações necessárias para a edição de todo o registro, a rotina permite que apenas uma parte da vista de detalhe seja exposta.

 

Um bom exemplo de uma rotina é formulário simples de trabalho. O formulário de trabalho simples é a vista de detalhe da Ordem de Serviço, mas ela foi configurado para mostrar apenas um número limitado de campos, digitando o valor “REQUEST” no campo "Mroutine” 'sobre os campos a serem mostrados. Outro exemplo de uma rotina comum é "CLOSEOUT". Se você gostaria de que campos apareçam no formulário de fechamento de suas ordens de trabalho, digite "CLOSEOUT" em no campo 'Mroutine'.

 

Você pode usar uma combinação de rotinas em um campo também. Por exemplo, se você gostaria de ter um campo de mostrar-se na tela de fechamento da OS, mas não mostrar-se no formulário de ordem de serviço regular, utilize a rotina de “SUPRESS” (para suprimir o campo na ordem de trabalho) em conjunto com a rotina "CLOSEOUT " (para exibir o campo na tela de fechamento da OS).

 

Adicionar ou remover um campo de uma rotina

 

Para indicar quais campos em uma vista de detalhes devem ser incluídos em uma rotina particular, o nome da rotina ou rotinas deverão ser inseridos no campo Mroutine '. Nomes de rotinas devem ser listados um após o outro, separados por vírgulas.

 

Exemplo: REQUEST,SUPRESS,CLOSEOUT

 

NOTA: Uma vez que um campo foi suprimida do formulário principal, pode ser exibido no formulário principal novamente editando o campo 'Mroutine' diretamente no dicionário de dados.



<<<Voltar ao Menu de Administração do Sistema

<<<Voltar ao Menu Principal

Feedback

 

Was this article helpful?


   

Feedback

Please tell us how we can make this article more useful.

Characters Remaining: 255