eMaint Customer Community

Community Login
Reset Search
 

 

Artigo

Vista Detalhada de Registros

« Voltar

Content

 
Content

Vista Detalhada de Registros

 

Que são Vistas Detalhadas?

 

Vistas detalhadas são ferramentas que lhe permitem acessar, editar, adicionar ou excluir um registro específico de uma tabela de dados. Os usuários podem acessar a vista detalhada de um registro usando ferramentas como a vista de Lista de Registros, ou clicando em links diretamente, como o campo Cod. Equipamento, no formulário de ordem de serviço.

 

Um exemplo de Vista Detalhada:

 

 

Customizar Forma

 

'Customizar Forma' é um recurso projetado para facilitar o gerenciamento das vistas detalhadas. Ele também fornece uma interface mais fácil para o dicionário de dados. Para acessar este recurso, abra a vista detalhada que você deseja modificar, clique no botão Opções e selecione 'Customizar Forma'. (Para poder ver no botão Opções, os usuários devem ter a permissão "Modificar vista de Listas").

 

Nota: As alterações feitas se refletirão não só neste registro, mas também em todos que utilizam este formulário nesta tabela.

 

Opções para desenhar o formulário

No topo do formulário, há opções para controlar o plano básico da página.

 

Configurações Fonte Formulário

Esta opção permite que o administrador escolha qual fonte será usada nesta vista detalhada particular:

 

Figura 4

 

Entre a família de fontes na linha "Fonte Padrão de Formulário", seu tamanho e informações de estilo nas caixas apropriadas. Para os campos de cor, selecione uma configuração de valor de cor HTML (hexadecimal ou compatível com HTML). Ex. AZUL é conhecido por HTML e irá exibir essa cor. Para cores mais específicas, adicionar um código de cor hexadecimal, como # 0066CC para uma outra variação do azul. Clique ‘Prosseguir’ para essas que configurações sejam salvas.

 

 

Adicionar uma nova coluna

Ao projetar ou alterar a vista detalhada, você pode querer adicionar uma nova coluna. Isso pode ser feito clicando no botão Adicionar Coluna. Uma nova coluna será adicionada à direita de todas as colunas existentes.

 

Remover uma coluna

Para remover a coluna à extrema direita, remova todos os seus campos primeiro, e depois saia do Modo Desenho.

 

Inserir Linha Após

Para inserir uma linha ao formulário, digite o número de linha que estará acima da nova linha, em seguida clique no botão INS. Por exemplo, se você quer adicionar uma linha entre as linhas 5 e 6, digite "5" na caixa "Inserir Linha Após" e clique no botão INS. Todas as linhas após a linha 5 serão movidas para baixo e uma nova linha será adicionada no lugar da sexta linha.

 

Excluir Linha

Digite o número da linha a ser apagada e clique no botão DEL.

 

Adicionando, Removendo e Organizando Campos

 

O recurso Customizar Forma também permite que você modifique o plano de suas vista detalhada. Isso é útil para a remoção de campos padrões que você pode não precisa, ou a adição de campos personalizados que você precisa.

 

Adicionando

Primeiro decida qual o campo que precisa ser adicionado à vista detalhada. Depois ache uma linha e coluna que tenha o ícone de pasta . Isso indica uma localização de campo disponível. Clique no ícone da pasta para abrir a tela "Adicionar campo de formar" .

 

A tela "Adicionar campo no formulário" tem duas seções. A primeira, "Selecionar campo existente", permite que você escolha a partir de uma lista de campos que já existem na tabela. O segundo, "Criar novo campo", permite que você crie seus próprios campos.

 

Dica: Antes de criar um campo novo, recomenda-se que você verifique se o campo que você precisa criar já existe na seção de campos existentes.

 

 

Para usar um campo existente:

  • Use a lista à direita de “Campo” para localizar e selecionar o campo necessário.
  • Clique no botão Selecionar Campo para adicionar o campo no formulário. Você receberá uma mensagem de confirmação que dirá: "As suas configurações foram salvas com sucesso!"
  • Clique no link Fechar janela para fechar a janela e atualizar o formulário no Modo Desenho, com o campo adicionado.

 

Para criar um novo campo:

  • Digite o "Nome do Campo'. Esse é o nome que o sistema vai usar para identificar este campo, e não sera visível no formulário. Uma vez criado, ele não pode ser alterado. O nome é limitado a 10 caracteres (que começam com uma letra) e não pode conter espaços. Se uma separação for necessária, use o sublinhado (_).
  • Digite uma descrição. A 'Descrição' é o que o usuário verá no formulário, e podem ser inseridos como texto normal.
  • Escolha um tipo de campo. O tipo mais comum de campo é Texto, mas você também pode escolher o Texto Multi-Linha (memo), Numérico, Lógico (Verdadeiro / Falso), Data e Dia e Hora. O tipo de campo não pode ser alterado após a sua criação.
  • O valor em 'Máximo # de caracteres' só precisa ser preenchido para campos texto e campos numéricos (para campos numéricos, indicar também o número de espaços decimais). Caso necessário, você poderá aumentar o número de caracteres, mas nunca poderá diminuí-lo.
  • Clique no botão Criar campo. Você receberá uma mensagem de confirmação que dirá: "As suas configurações foram salvas com sucesso!"
  • Clique no link Fechar janela para fechar a janela e atualizar o formulário no Modo Desenho, com o campo adicionado.

 

Removendo

Localize o campo que você deseja remover e clique no ícone de lixeira à sua direita . O campo vai desaparecer da vista detalhada, e um ícone de pasta vai tomar o seu lugar. Campos removidos tornam-se disponíveis na lista "Selecionar campo existente," e podem ser selecionados para a colocação em outro lugar no formulário.

 

Nota: Removendo campos da vista detalhadas não os exclui do sistema, nem os dados que eles contém.

 

Organização dos campos

Para organizar os campos na vista detalhada, basta clicar sobre o texto de descrição de um campo, arrastá-lo e depois soltá-lo em qualquer espaço em aberto (à esquerda de um ícone da pasta). Organizar a localizacão dos campos pode facilitar a utilizacão do formulário.

 

Ordem de tabulação

Depois de ter selecionado os campos a serem usados, você poderá lhes atribuir uma "ordem de tabulação", quando no Modo Desenho. Isso permite que você use a tecla Tab (no teclado) para navegar ao redor do formulário na ordem que você especificar. A atual ordem de tabulação é indicada por um número entre parênteses ao lado do ícone de propriedades do campo. Para alterar a ordem:

  • Clique na palavra ‘Limpar’, a direita de ‘Tab Corrente’ (abaixo do formulário), para redefinir o valor guia para 1.
  • Clique no número em vermelho, ao lado do campo que será o primeiro. Metodicamente, continue clicando nos números ao lado de cada campo na ordem de sua preferência Depois de cada seleção, você verá a nova ordem / número aparecer.
  • Clique em ‘Sair do Modo Personalizar’ para salvar a nova ordem de tabulação.

 

Edição das propriedades do campo

 

Ao se clicar duplamente no ícone de ferramentas à direita de qualquer campo, a janela "Properties” surgirá.

 

 

Esta janela contém as configurações atuais para o campo que você está vendo, e pode variar dependendo do campo.

 

Todas as configurações gerais estão sob a seção "Propriedades Gerais". Esta aba contém o nome do campo (Descrição), juntamente com o seu nome de sistema (Nome campo), que está logo abaixo do nome da tabela na qual o campo reside. Você também vai ver o tipo de campo é: C = Texto, M = Memo, N = Numérico, L = Lógico, D = Data e T = Data / hora. Esta informação não pode ser alterada.

 

As opções disponíveis para a mudança em Propriedades Gerais dependem do tipo de campo e as outras propriedades em uso no campo.

  • A descrição, que é o nome do campo que o usuário vê no formulário, pode ser alterada, digitando-se diretamente no campo "Descrição" .
  • Insira um valor padrão digitando-o no campo 'Valor Default'. Isto fará com que este campo seja automaticamente preenchido com este valor quando um novo registro é criado.
  • Se você deseja utilizar este campo em um relatório, marque a caixa Relato: "Faça este campo disponível para a elaboração de relatórios".
  • Marque a caixa ‘Requerido: Este campo não pode ser vazio’, para que este campo seja obrigatório. Isso impedirá que os usuários salvem o formulário sem um valor neste campo.
  • Marque a caixa ‘Só de leitura: Otimizar para ordenar”, para fazer neste campo disponível para ordenação na vista de lista. Clique em Salvar após essa seleção e não se esqueça de seguir as instruções adicionais na tela.
  • Marque a caixa ‘Maiusculas: Transformar as informações do campo automaticamente em letra maiúscula’ para forçar o campo a converter o valor em letras maiúsculas.

 

Comportamento

Você também vai encontrar um campo chamado Comportamento, com um menu que contém várias opções:

  • Default: Essa é a configuração padrão, que fará com que o campo tenha um comportamento comum.
  • Email: Este designa o campo como aquele que contém um email ou um código de contato.
  • Picasa: Esta opção é usada para fazer com que o campo seja de imagem Picasa, que pode conecta-se com a sua conta do Google Picasa e exibe fotos. Para mais informações de como configurar isso, clique aqui: http://www.emaintuniversity.com/node/538
  • File (Rackspace Cloud): Isto fará um campo funcionar com uma opção de armazenamento especial de documentos Rackspace, que é oferecido. Para obter mais informações, clique aqui: http://www.emaint.com/cmms-pricing/

 

Email

Se você selecionar Email como comportamento, um link será exibido à direita da caixa de Comportamento. Ao clicá-lo, você verá uma tela que lhe permitirá modificar a definição de um campo de email. Se o campo que você está editando pertence a uma tabela que não seja a tabela de ordens de trabalho, você verá uma tela como esta:

 

 

 

 

NOTA: Fluxogramas podem ser configurados para enviar automaticamente notificações de email, para o endereço em um campo de email. (Fluxogramas serão abordados mais adiante neste guia de treinamento).

 

Em "Origem do Email", você pode selecionar "Texto do campo" ou "Tabela de Contatos”:

  • Texto do campo: utilize esta definição se o campo é destinado a manter o endereço de email nele.
  • Tabela de Contatos: Utilize esta definição se o campo é destinado a manter um Código de contato. O sistema pode usar seu código único para fazer referência a um registro de contato e encontrar o endereço de email.

 

 

Se o campo que você está editando é na tabela Ordens de Serviços (WORK), você vai ter um número de opções adicionais. Isto acontece porque o sistema pode enviar uma cópia impressa da ordem de serviço para o receptor:

 

 

  • Tipo: Selecione o modo pelo qual o sistema irá enviar os emails; diretamente, através do painel popup, ou usando um cliente de email, como o Outlook.
  • Formato Email: Escolha se a cópia da ordem de serviço deve estar em HTML ou PDF.
  • Propriedades de Link: Você pode selecionar a aparência do email link / botão.

 

Por último, existem caixas de seleção que lhe permitem controlar o comportamento da tela de email . (O painel de email é acessado ao se selecinar a opção email , no menu Ações.)

 

Campos-Chave

 

Campos-Chave são campos especiais dentro do sistema que são necessários para que um registro seja salvo. Sem um Campos-Chave um registro não pode ser criado e uma tabela não funcionará corretamente. Nunca retire um Campos-Chave de um formulário. Por causa do papel especial do Campos-Chave no sistema, ele tem alguns requisitos que os outros campos não têm.

 

Cada Campos-Chave tem um tamanho específico, que não pode ser alterado:

COMPID = 21, ITEM = 15, CONTACTID = 10, TASK_NO = 10

 

Campos-Chave também restringem os tipos de caracteres que podem ser inseridos. Os caracteres válidos podem ser qualquer combinação de letras, números, traços (-), sublinhados (_) e ponto final (.). Se você digitar um símbolo que é inválido, você receberá uma mensagem indicando o erro e um link para voltar ao formulario para digitar novamente o campo-chave.

 

Campos-chave exibem sua designação na sua página de propriedades e no modo Adicionar:

 

 

ou modo de Editar:

 

 

 

em qualquer registro. Enquanto estiver no modo Adicionar você será capaz de inserir os caracteres de identificação. No modo de Editar, você só será capaz de ver o Campo-chave . É altamente recomendável que você não faça alterações nas propriedades de um campo de chave.

 

Propriedades do campo

 

Clique no botão para surgir o painel "Propriedades". Isto irá lhe permitir ver e editar características como o número máximo de caracteres, a fonte da letra, seu tamanho, estilo, sua cor a cor de fundo também.

 

Nota: Ao editar o número máximo de caracteres, é necessário executar o Verifique Estruturas para que as alterações entrem em vigor. Para assistência com isso, por favor entre em contato com o suporte técnico da eManut.

 

Gestão de tabelas relacionadas

 

Tabelas relacionadas são pequenas caixas localizadas abaixo do formulário na vista detalhada. Elas são utilizadas para integrar a informação em todo o sistema entre tabelas. Por exemplo, o arquivo de peças tem a tabela relacionada 'Fornecedores’, que lhe permite vincular fornecedores na tabela de contato à peças. Praticamente todas os formulários podem ter tabelas relacionadas.

 

Escondendo / Exibindo tabelas relacionadas

 

Há duas maneiras de se esconder uma tabela relacionada:

Esconder / Exibir - Clique no nome da tabela. Isso vai deixar apenas a barra de título à vista. Clique novamente para exibi-la.

 

Gerenciar tabelas - Clique no botão Opções no topo da página e selecione Tabelas Relacionadas. Irá aparecer um painel com uma lista de tabelas disponíveis para esta página. A coluna ‘Display’ irá controlar quais tabelas relacionadas serão exibidas debaixo da vista detalhada. Se a caixa estiver desmarcada, a tabela ficará escondida de todos os usuários que virem os registros usando o mesmo formulário que o atualmente apresentado, quando o Gerenciador de tabelas relacionadas é aberto. Se vários formulários estiverem disponíveis para esta tabela, as caixas de exibição podem exibir conjuntos diferentes de tabelas relacionadas para cada formulário.

 

 

 

 

Em certos quadros com funções de imprimir, tais como ordens de serviço e equipamentos, uma coluna de impressão também estará disponível. Estas caixas controlarão as tabelas relacionadas que serão impressas com o registro.

 

Quando as mudanças foram feitas, clique no botão Salvar para finalizar as alterações. Clique no Fechar botão para fechar a janela sem salvar.

 

 

Nota: Os usuários devem ter a permissão "Modificar Layout Formulário" para poder ver no botão Opções no formulário.

 

Criando tabelas relacionadas

 

Se você precisar de uma tabela relacionada que não existe no seu sistema, você pode criar sua própria tabela relacionada. Isto irá criar um modelo em branco que lhe dá a liberdade de personalizar o conteúdo da tabela. Para criar uma nova tabela relacionada:

 

  • Vá para a vista detalhada do formulário com o qual a nova tabela relacionada será associada.
  • Clique em Opções, em seguida, customizar forma para entrar no modo desenho.
  • Entre nas propriedades do campo-chave do formulário, clicando no ícone de Propriedades.
  • No painel de propriedades, clique no link Criar tabela relacionada na parte de baixo do painel.
  • Insira o nome da tabela relacionada que você está criando na caixa fornecida, e clique em Criar Tabela Relacionada.
  • Você receberá uma confirmação de que a tabela foi criada e um link para retornar ao propriedades do campo-chave.
  • Feche o painel de propriedades, e saia do modo personalizar.

 

Sua nova tabela relacionada aparecerá abaixo do formulário principal. Neste ponto, a tabela tem apenas dois campos; um campo-chave e um campo que partilha o novo nome da tabela. Para adicionar dados a esta tabela, clique em Adicionar na nova tabela para entrar no modo de adicionar para a tabela. A partir do registro em detalhe, você pode entrar no modo de desenho e começar a projetar sua nova tabela.


<<<Voltar ao Menu de Administração do Sistema

<<<Voltar ao Menu Principal

Feedback

 

Was this article helpful?


   

Feedback

Please tell us how we can make this article more useful.

Characters Remaining: 255